OBJETIVO
DE INTERVENÇÃO
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AÇÕES
A DESENVOLVER
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Garantir
a escola pública inclusiva e democrática.
Otimizar
a utilização dos meios e recursos afetos
à Educação, em função das necessidades determinadas pela
evolução da política educativa e pelas oscilações da procura
da educação.
Estimular
a criatividade e a inovação, a todos os níveis de educação e
formação.
Promover
a aprendizagem ao longo da vida, bem como a validação de
competências adquiridas durante o percurso de vida.
Incentivar
a conclusão do ensino superior, não deixando de reconhecer a
igual importância do ensino e formação profissionais.
Definir
uma ação social escolar orientada para uma efetiva igualdade de
oportunidades.
Contribuir
para a real integração social das minorias.
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Criar
um programa escolar que assegure o pequeno-almoço aos alunos da
educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico da rede
pública, mediante comparticipação familiar mensal por escalões
(à semelhança do que já se faz relativamente ao almoço, que
deve ser mantido).
Atribuir
um subsídio para a aquisição de manuais escolares, por escalões
de rendimentos das famílias, mas gratuitos para os alunos das
famílias mais carenciadas.
Alargar
as AEC (atividades de enriquecimento curricular), mediante a
criação da atividade de "Apoio ao Estudo", para
consolidação das aprendizagens pedagógicas.
Constituir
uma equipa de SPO (Serviço de Psicologia e Orientação), com
envolvimento do Ministério da Educação, que preste aos alunos
apoio pedagógico, psicológico e de orientação de carreia.
Criar
um projeto concelhio para intervenção e acompanhamento social e
educativo dos segmentos mais desfavorecidos da população,
executada pelos serviços de ação
social do município, a quem
incumbirá a articulação entre: o apoio educativo na escola e o
contexto social e familiar; o desporto escolar e a prática
desportiva nas diversas modalidades dos clubes concelhios; e o
ensino das artes e a sua prática nas associações culturais.
Apresentar
candidatura para a dinamização dos CEF (Cursos de Educação e
Formação), que constituem um percurso escolar alternativo ao
ensino regular, e permitem o combate ao insucesso e abandono
escolar.
Promover
cursos profissionais de nível IV (pós-secundário), como
percurso de formação alternativo ao ensino superior.
Atribuir
um subsídio para
bolsas
de estudo a estudantes do ensino superior.
Instalar
um CQEP (Centro de Qualificação
e Ensino Profissional),
com atribuições de informação, orientação e encaminhamento
de jovens e adultos, bem como de desenvolvimento de processos de
RVCC, nas vertentes escolar, profissional ou de dupla
certificação, com base nos referenciais do Catálogo Nacional de
Qualificações.
Dinamizar
percursos de educação não formal dirigida a adultos, com vista
à promoção de competências essenciais para aprendizagem ao
longo da vida (língua materna, línguas estrangeiras,
competências matemáticas, competências digitais, aprender a
aprender, competências sociais e cívicas, sensibilidade e
expressão culturais).
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quarta-feira, 18 de setembro de 2013
EDUCAÇÃO
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