A
CDU defende que o Município de Paços de Ferreira deve adoptar uma prática de
planeamento educativo permanente mas não estanque, de constante renovação e
adaptação às recorrentes e profundas transformações do contexto internacional,
nacional e local. Estas transformações,
económicas, culturais e sociais, decorrentes, sobretudo, dos fenómenos de
globalização, da evolução das tecnologias da informação, dos fluxos migratórios
e das mudanças ocorridas no mundo do trabalho, influenciam as diversas
realidades do nosso concelho. É, por isso, importante que a divisão de Educação
do próximo executivo municipal tenha a sagacidade de manter o seu projecto
educativo sempre aberto à evolução da realidade social.
OBJECTIVOS
DE INTERVENÇÃO
-
Garantir a escola pública inclusiva e democrática.
-
Optimizar a utilização dos meios e recursos afectos à Educação, em função das
necessidades determinadas pela evolução da política educativa e pelas
oscilações da procura da educação.
-
Estimular a criatividade e a inovação, incluindo o espírito empreendedor, a
todos os níveis de educação e formação.
- Promover
a aprendizagem ao longo da vida, bem como a validação de competências
adquiridas durante o percurso de vida.
- Incentivar Conclusão do ensino superior, não deixando de
reconhecer a igual importância do ensino e formação profissionais
-
Definir uma ação social escolar orientada para uma efetiva igualdade de
oportunidades.
-
Contribuir para a real integração social das minorias.
ACÇÕES
CONCRETAS:
- Criar um programa escolar que assegure
o pequeno-almoço aos alunos da educação pré-escolar e do 1º ciclo do
ensino básico da rede pública, mediante comparticipação familiar mensal por
escalões (à semelhança do que já se faz relativamente ao almoço, que deve ser mantido).
- Atribuir um subsídio para a aquisição
de manuais escolares, por escalões de rendimentos das famílias, mas
gratuitos para os alunos das famílias mais carenciadas.
- Alargar as AEC (atividades de
enriquecimento curricular), mediante a criação da atividade de "Apoio
ao Estudo", para
consolidação das aprendizagens pedagógicas.
- Constituir uma equipa de SPO
(Serviço de Psicologia e Orientação), com envolvimento do Ministério da
Educação, que preste aos alunos apoio pedagógico, psicológico e de orientação
de carreia.
-
Criar um projeto concelhio (replicando
uma experiência desenvolvida pelo ISSSP, com reconhecidos resultados), para intervenção e acompanhamento social e
educativo dos segmentos mais desfavorecidos da população, executada pelos serviços de acção social do
município, a quem incumbirá a articulação entre: o apoio educativo na
escola e o contexto social e familiar; o desporto escolar e a prática
desportiva nas diversas modalidades dos clubes concelhios; e o ensino das artes
e a sua prática nas associações culturais.
- Apresentar candidatura para a
dinamização na Profisousa dos CEF (Cursos de Educação e Formação), que
constituem um percurso escolar alternativo ao ensino regular, e permitem o
combate ao insucesso e abandono escolar.
-
Promover cursos profissionais de nível IV (pós-secundário), como
percurso de formação alternativo ao ensino superior.
-
Atribuir um subsídio para bolsas de estudo a estudantes do ensino
superior.
-
Apresentar candidatura para instalação na Profisousa de um CQEP (Centro de Qualificação e Ensino Profissional), com atribuições de informação,
orientação e encaminhamento de jovens e adultos, bem como de desenvolvimento de processos de RVCC, nas vertentes escolar,
profissional ou de dupla certificação, com base nos referenciais do Catálogo Nacional
de Qualificações.
-
Dinamizar percursos de educação não formal dirigida a adultos, com vista
à promoção de competências essenciais para aprendizagem ao longo da vida
(língua materna, línguas estrangeiras, competências matemáticas, competências
digitais, aprender a aprender, competências sociais e cívicas, sensibilidade e
expressão culturais).
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