quinta-feira, 12 de setembro de 2013

A EDUCAÇÃO COMO UM LIVRO ABERTO, INCLUSIVO, DEMOCRÁTICO E ESCRITO AO LONGO DA VIDA

A CDU defende que o Município de Paços de Ferreira deve adoptar uma prática de planeamento educativo permanente mas não estanque, de constante renovação e adaptação às recorrentes e profundas transformações do contexto internacional, nacional e local.  Estas transformações, económicas, culturais e sociais, decorrentes, sobretudo, dos fenómenos de globalização, da evolução das tecnologias da informação, dos fluxos migratórios e das mudanças ocorridas no mundo do trabalho, influenciam as diversas realidades do nosso concelho. É, por isso, importante que a divisão de Educação do próximo executivo municipal tenha a sagacidade de manter o seu projecto educativo sempre aberto à evolução da realidade social.

OBJECTIVOS DE INTERVENÇÃO

- Garantir a escola pública inclusiva e democrática.

- Optimizar a utilização dos meios e recursos afectos à Educação, em função das necessidades determinadas pela evolução da política educativa e pelas oscilações da procura da educação.

- Estimular a criatividade e a inovação, incluindo o espírito empreendedor, a todos os níveis de educação e formação.

- Promover a aprendizagem ao longo da vida, bem como a validação de competências adquiridas durante o percurso de vida.

- Incentivar Conclusão do ensino superior, não deixando de reconhecer a igual importância do ensino e formação profissionais

- Definir uma ação social escolar orientada para uma efetiva igualdade de oportunidades.

- Contribuir para a real integração social das minorias.

ACÇÕES CONCRETAS:

- Criar um programa escolar que assegure o pequeno-almoço aos alunos da educação pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico da rede pública, mediante comparticipação familiar mensal por escalões (à semelhança do que já se faz relativamente ao almoço, que deve ser mantido).

- Atribuir um subsídio para a aquisição de manuais escolares, por escalões de rendimentos das famílias, mas gratuitos para os alunos das famílias mais carenciadas.

- Alargar as AEC (atividades de enriquecimento curricular), mediante a criação da atividade de "Apoio ao Estudo", para consolidação das aprendizagens pedagógicas.

- Constituir uma equipa de SPO (Serviço de Psicologia e Orientação), com envolvimento do Ministério da Educação, que preste aos alunos apoio pedagógico, psicológico e de orientação de carreia.

- Criar um projeto concelhio (replicando uma experiência desenvolvida pelo ISSSP, com reconhecidos resultados), para intervenção e acompanhamento social e educativo dos segmentos mais desfavorecidos da população, executada pelos serviços de acção social do município, a quem incumbirá a articulação entre: o apoio educativo na escola e o contexto social e familiar; o desporto escolar e a prática desportiva nas diversas modalidades dos clubes concelhios; e o ensino das artes e a sua prática nas associações culturais.

- Apresentar candidatura para a dinamização na Profisousa dos CEF (Cursos de Educação e Formação), que constituem um percurso escolar alternativo ao ensino regular, e permitem o combate ao insucesso e abandono escolar.

- Promover cursos profissionais de nível IV (pós-secundário), como percurso de formação alternativo ao ensino superior.

 - Atribuir um subsídio para bolsas de estudo a estudantes do ensino superior.

- Apresentar candidatura para instalação na Profisousa de um CQEP (Centro de Qualificação e Ensino Profissional), com atribuições de informação, orientação e encaminhamento de jovens e adultos, bem como de desenvolvimento de processos de RVCC, nas vertentes escolar, profissional ou de dupla certificação, com base nos referenciais do Catálogo Nacional de Qualificações.

- Dinamizar percursos de educação não formal dirigida a adultos, com vista à promoção de competências essenciais para aprendizagem ao longo da vida (língua materna, línguas estrangeiras, competências matemáticas, competências digitais, aprender a aprender, competências sociais e cívicas, sensibilidade e expressão culturais).

Sem comentários:

Enviar um comentário